F 10 meses do Francisco - Eu, Daniela♥

10 meses do Francisco



 Ontem era janeiro, estava meio ansiosa pois no dia seguinte, 29, tinha a cesariana marcada, seria a primeira do dia. Levaram-me o almoço, era peixe cozido e em toda a gravidez, enjoei peixe e legumes cozidos e só o cheiro enjoou-me muito. E como ele se mexia muito, pedi para tirarem o tabuleiro do quarto. Vieram contrações, desta vez com dor, por isso, avisei a enfermeira que logo colocou a cinta de medir contrações e batimento cardíaco e ligou à minha médica. Assim que veio, fizeram o toque, 2cm de dilatação, mas quando 0 os dedos senti líquido a sair, voltei a chamar para dizer que achava que a bolsa tinha rebentado, e sim, sem querer rebentaram ao fazer o toque, porque o objetivo inicial,, seria acalmar o bebé até a manhã seguinte. Mas uma vez que já estava em trabalho de parto, não queria que o Francisco sofresse. E o melhor seria mesmo a cesariana, porque o parto normal tinha de ser evitado devido ao meu coração, então a dilatação não podia aumentar ainda mais. Lá me levaram para a sala de partos, rodeada de os outras mulheres nuas nas bolas de pilates, outras que gemiam com dores e respirações profundas. Honestamente, nestas alturas, nada importa. A mim, metiam as cintas e cada vez mais tinha dores, quando atingi os 4cm, levaram-me para outra sala, onde começou a cesariana e às 17:45h o Francisco nasceu!

Pisquei os olhos e já passaram 10 meses! Como assim? Era um bebé com 49 cm 3,100kg que nasceu com 34 semanas + 4 dias e hoje, tem perto de 80 cm e 10 kg, pelo menos no dia que fez 9 meses foi ao pediatra e media 76 cm e pesava, 9 e qualquer coisa de quilos. Já gatinha e temos de o vigiar sempre porque se a porta estiver aberta, sai para o pátio. Não há risco de ir para a rua pois temos sempre o portão fechado à chave, mas pode magoar-se ou ser arranhado pelos gatos da vizinha. E mesmo em casa, gosta muito de cabos, de os levar à boca e meter as mãos na tomada, vou pedir as proteções à vizinha. Abre e fecha gavetas e trilha o*tês dedos. O Niko não lhe faz e o Francisco adora-o, mas o Niko não é muito social e tem os dias dele, dias que brinca com ele e dias que quer estar no canto dele e é nesses dias que o Francisco lhe puxa a cauda e o pelo e ele ladra-lhe. Então andamos sempre em cima, não vá o Niko morder. O Francisco brinca com as gavetas, ora bate a cabeça, ora trilha os dedos. Vai para a cozinha brincar com a ração do Niko e por tudo isso, há uma vigia constante. Nesta idade eles amam descobrir e explorar, colocam-se em perigo e não têm noção disso. Nós é que temos de estar atentos.

Também já se põe de pé, ainda que por segundos, mas acredito que um dia destes vai andar e aí, a vigia redobra! Diz algumas sílabas como ma, no outro dia dizia mama o dia todo, mas no dia seguinte não dizia nem disse mais. Então nem conto come primeira palavra nem que já fale. O mais importante é que tem saúde, tudo o resto é no tempo dele. Parabéns meu amor.

CONVERSATION

3 Comments:

  1. Que amor! Parabéns pelos 10 meses do Francisco que acompanho aqui desde que nasceu. Realmente é apenas um piscar e crescem... Curte bem cada fase! Cada uma é linda! beijos, fiquem bem,chica

    ResponderEliminar
  2. Tão fofinho. Aproveita que o tempo passa rápido!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. És uma força da natureza. O teu Menino é uma luz que Deus te deu. Muito saúde e felicidade para ambos!
    -
    Sentimento fatal...
    -
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar

A tua visita é muito importante para mim. Se deixares um comentário vou responder com muito amor e também, retribuirei a visita no teu blog🖤